DICAS: COMO FAZER UMA HORTA CASEIRA

Você já imaginou como seria prático ter a sua própria horta caseira? Não ter de se preocupar em ir à verdureira e ter acesso a diversos tipos de vegetais, hortaliças, legumes e verduras? E a melhor parte disso: se alimentar de maneira saudável, sem o aditivo de venenos ou produtos químicos! Por esses motivos o cultivo de hortas caseiras está se tornando cada vez mais comum. Confira algumas dicas para cultivar a sua própria horta!


1) Quais vasos usar: Escolha vasos não tão profundos, mas não tão rasos. Algumas plantinhas conseguem se adaptar bem com outras no mesmo vaso, como manjericão, pimenta, orégano e salsinha. Hortelã e trigo, por exemplo, são plantas que crescem se ramificando, então é legal ficarem sozinhas em vasos retangulares. 

Cultivo de diversas hortaliças em vasos retangulares.
Imagem retirada da internet.
2) Use sua criatividade e recicle: É legal lembrar que baldes velhos, latas, vidros e potes de plástico que iriam para o lixo podem servir como ótimos vasos: basta fazer orifícios no fundo deles com uma furadeira. Assim você economiza dinheiro e ainda colabora com o meio ambiente.

Horta cultivada em latas de metal.
Imagem retirada da internet.
3) Cuidados com o solo: Preparar o solo é uma parte importante do processo: misture metade de terra com metade de composto orgânico ou húmus de minhoca, que serve como vitamina para a planta. Como a horta vai estar em vasinhos, vale colocar pedras os cacos de cerâmica no fundo para facilitar o escoamento da água.

Cultivo de salsinha e cebolinha em horta caseira.
Imagem retirada da internet.
4) Escolha suas plantas: Cada planta tem seu clima ideal para crescer, então sua horta terá mais sucesso se você escolher os vegetais que se dão melhor na sua região. Por exemplo, o rabanete cresce melhor no frio, enquanto a berinjela é mais fácil de ser cultivada em lugares quentes. Pesquise antes de começar a sua horta caseira.

As hortas caseiras podem até mesmo dar um charme na sua decoração!
Imagem retirada da internet.
5) Necessidades das plantas: É importante que as plantas fiquem expostas ao sol pelo menos por algumas horas, então, quanto mais escura for a sua casa, mais importante que o vaso esteja perto das janelas. Outra coisa fundamental é a água: regue-as todo dia. Mas vale lembrar que regar demais é tão ruim quanto deixar as plantas secarem.

Para saber se a planta precisa de mais água, basta tocar o solo com os dedos, se estiver úmido não é necessário.
Imagem retirada da internet.
6) Acabando com as pragas: Se perceber que as plantas estão sendo invadidas por pragas, nem pense em usar veneno! Existem alternativas naturais tão ou mais eficazes do que a química. O neem, por exemplo, é um repelente natural que combate mais de 400 pragas, é biodegradável e apropriado para uso em agricultura orgânica.

Cultivo caseiro de tomates, alternativa saudável e econômica.
Imagem retirada da internet.

Fonte: https://catracalivre.com.br/




Comentários

Postagens mais visitadas