RELAÇÃO: CLIENTE X ARQUITETO


Foto retirada da Internet


No momento em que uma pessoa procura o profissional para seu projeto ocorre uma busca pelo arquiteto ideal, que tenha elaborado os melhores e mais renomados projetos, mas a realidade que nenhum arquiteto é responsável por completo por um projeto. Ele é responsável apenas por uma parte. Em todo relacionamento as duas partes se completam e juntas chegam a um resultado que pode ser bom ou ruim. O cliente tem seu sonho, seu ideal e o arquiteto precisa lhe oferecer, além de um bom projeto, coisas que ele nunca se deu conta que precisava ou que nem se dava conta de que existia. É o arquiteto que apresenta ao cliente técnicas construtivas, materiais inovadores, expõe dificuldades sobre determinadas escolhas, coordena a equipe de construção, ou seja, auxilia nesta tarefa que é projetar e executar uma obra. Um arquiteto não apenas faz o “desenho”, mas sim projeta, no qual analisa as melhores condições para aproveitar a ventilação natural, o sol, a distribuição dos ambientes e ainda pode projetar os complementares como hidráulico, sanitário, elétrico, interiores, dentre outros.


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E por mais que o arquiteto tenha tamanha importância e seu conhecimento técnico, sua visão linear e sua percepção estética sejam fundamentais, nenhuma orquestra se faz com apenas um músico, é preciso um conjunto. Conjunto de idéias e de opiniões que em sintonia enriquecem o processo. Mas também vale lembrar que tanto o arquiteto quanto o cliente precisam estar abertos a estas condições de troca, sem egocentrismo.

E nem sempre o preço é fator determinante, pois a relação cliente x arquiteto está muito mais ligada a um entrosamento e complemento de ideias. O projeto mais completo pode não ser o mais bem pago, mas sim aquele em que a troca de idéias e experiências foi melhor administrada.

Nas primeiras entrevistas o cliente deve expor suas necessidades e esclarecer quanto pretende investir na construção. É preciso que a partir deste momento se estabeleça uma relação de total sinceridade entre cliente e arquiteto para que o profissional compreenda perfeitamente os desejos do cliente e possa desenvolver um projeto adequado ao orçamento de que ele dispõe. Portanto esta relação é, acima de tudo, uma relação de parceria. Parece óbvio, mas há clientes que preferem deixar o arquiteto criar sem amarras de custo ou então não expõem suas preferências e necessidades, empurrando o problema que mais hora menos hora aparece. 

Após as primeiras conversas o arquiteto inicia um esboço baseado nas necessidades do cliente, que futuramente se tornará o projeto desejado. Tanto na arquitetura residencial, quanto comercial ou de interiores é preciso um bom relacionamento entre as partes, para que prossiga o trabalho sem grandes constrangimentos. Procurar um bom profissional, ter referências e que esteja de acordo com seus anseios de cliente é o primeiro passo de sucesso.

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