PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Patrimônio Histórico define-se como um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, cultural,científico, social, espiritual ou ecológico. Portanto deve ser preservado para que as futuras gerações possam conhecer seu passado e como tudo se desenvolveu até o momento que vive.
A sociedade atual vive em um momento de transformação significativa e cheia de desafios. Chegamos a um ponto em que se não preservarmos nosso planeta teremos consequências incalculáveis. Há poucos anos, os que citavam a importância da preservação eram tratados como loucos e pessimistas, porém no tempo atual a conservação, a reciclagem, o reaproveitamento são palavras comuns na vida das pessoas.
Observa-se uma degradação do meio urbano, do meio natural, social, dentre outros, que coloca em xeque nossa forma de viver e conduzir o desenvolvimento do planeta.
O desenvolvimento social, urbano, financeiro é bom para a sociedade, porém se não tiver controle, teremos futuras gerações ricas, porém pobres em recursos naturais e culturais.
Atualmente está se questionando a demolição de um edifício histórico em Itajaí, Santa Catarina, que faz parte do complexo do Porto, que mesmo com situação de abandono atual, merece uma revitalização digna de sua história.
A preservação do patrimônio histórico deve ser feita da mesma forma que tratamos nossos idosos, pois são eles que guardam nossa história. E se eles simplesmente se forem sem que tomemos o cuidado de preservar algo da história, seremos um país vazio, sem memória. Fotos, vídeos até ajudam, porém não há experiência como o contato direto, o " tocar", "sentir". Vamos hipoteticamente pensar em uma pessoa com deficiência visual. Como vamos mostrar a ela uma foto? A perda da edificação é irreparável.
Preservar o patrimônio histórico é um desafio, dentre a especulação imobiliária corrente no país, porém é preciso tratar a questão com seriedade e procurar integrar o antigo ao novo, fazendo desta miscelânea algo proveitoso culturalmente e financeiramente viável. Não há como ser um país rico e culto sem preservar a história.
Imagem retirada da Internet |
Comentários
Postar um comentário