A ESCOLHA DOS TAPETES


Na decoração de um ambiente passamos pela fase da escolha dos sofás, das cortinas, dos móveis e então vem a difícil escolha do tapete. Devido à variedade de cores, modelos, tipos e materiais, esta tarefa pode ser difícil, no entanto com algumas dicas e cuidados é possível acertar e transformar o ambiente, pois um tapete faz toda diferença na decoração. Mas claro, o tapete também pode ser o ponto de partida, pois não há momento certo de escolha, mas sua cor e desenho devem ser levados em consideração. Muitas vezes o tapete é uma obra de arte, mas sua maior importância está na funcionalidade, pois aquecem e são aconchegantes, escondem eventuais defeitos no chão, abafam ruído, protegem o chão de riscos, são fáceis de armazenar quando precisam ser retirados (ocupando pouco espaço), fáceis de transportar para outra divisão ou outra casa, quando chegar o dia da mudança.
O local que o tapete será colocado é importante na escolha, ou seja, o tapete mais sofisticado deve ser destinado aos ambientes sociais, para os banheiros deve-se utilizar tapetes de fácil manutenção e laváveis. Para locais como cozinha deve-se manter longe tapetes com pelos altos e que escorregam no piso, por ser um local que por vezes fica molhado ou então pode ter algum respingo de gordura por exemplo. E por mais que o tapete seja fundamental na beleza do ambiente, é preciso que seja prático.
O tapete pode combinar com o desenho do sofá ou da cortina, por exemplo, caso estes tenham listras ou pequenos florais, o tapete pode ter este desenho representado em dimensões maiores. Caso opte por um desenho central, não se deve colocar uma mesa sobre este, a não ser que seja com tampo de vidro.
Para mesa de jantar é importante que o tapete acomode a mesa e as cadeiras, mesmo quando estão sendo usadas. O tamanho do tapete deve ser suficiente para acomodar todos os móveis sobre ele, seja na sala de jantar ou estar, nunca menor.
O tapete é perfeito para separar ambientes que não são separados por paredes, mas tem funções diferentes, no entanto isto não significa que os tapetes têm que ter mesma padronização ou cor. Podem ser diferentes, combinando com o estilo do ambiente que está colocado.
Tapetes de cor clara aumentam o ambiente e escuros diminuem, mesmo sendo o segundo mais fácil de limpar. As cores neutras como cinza, bege ou natural combinam com qualquer ambiente, sendo que em locais de grande circulação ou com animais estes devem ter pelos baixos. Os materiais podem ser lã, nylon, polipropileno ou algodão, sendo que esta escolha está ligada à praticidade.
O tapete é um coringa na decoração de cada ambiente e faz toda diferença no resultado obtido, portanto procurar o melhor material, cor e padronização que combine com o restante da decoração deve ser encarado como um desafio a ser superado, sem medo.



Comentários

Postagens mais visitadas