CASA COM CLIMA DE SOSSEGO
CASA EM SÃO PAULO TEM CLIMA DE SOSSEGO
A família da designer de interiores Tota Penteado aproveita sua casa localizada em São Paulo – mas com clima de uma paragem bem mais tranquila. Materiais naturais, décor descolado e bastante verde são destaques.
Tota Penteado, seu marido, as duas filhas do casal e os três cachorros trocaram, em meados do ano passado, um apartamentão no fervilhante bairro dos Jardins, em São Paulo, por uma casa de 350 m², com dois pavimentos, no pacato e arborizado Jardim Petrópolis, na zona sul paulistana. “Diferentemente do endereço anterior, aqui investi sobretudo em materiais naturais e rusticidade, além de alguma cor”, explica a designer de interiores, que reformou o imóvel. O resultado é uma construção descolada da realidade urbana.
No pavimento inferior, integraram-se os ambientes sociais – inclusive a cozinha. Além disso, Tota revestiu todo o piso interno do andar, à exceção dos banheiros, com plaquetas de tijolo semelhantes aos modelos de demolição. Outro trunfo da transformação foi substituir as bay windows preexistentes por janelões de ferro oxidado, com certo toque industrial, que permitem observar o verde encontrado no quintal.
Criado por Edu Bianco, o paisagismocompõe-se de espécies florais e frutíferas, como queria a proprietária, distribuídas em canteiros junto aos muros. “A relação entre o visual interno e o externo é tão bacana que dispensei o uso de cortinas”, conta ela.
O núcleo formado por sala de jantar e cozinha abre-se para a área da churrasqueira e do forno a lenha, no exterior, com piso de placas de fulget e cobertura de panos de vidro. Nos fundos do terreno, junto à porta do escritório da designer, que trabalha em casa, fica um canto de refeições ao ar livre. Em outra parte, mesas e cadeiras de ferro podem lembrar um boteco de Tiradentes – cidade mineira onde foram compradas.
Do hall de entrada aos quartos, um despojamento elegante estende-se à decoração. São peças de família e obras de arte herdadas, antigos sofás repaginados com capas brancas de linho, almofadas fofas, móveis de fibras naturais e madeira, além de assentos e luminárias de design assinado. “Não costumo seguir tendências, e minha casa reflete essa postura”, considera Tota, que adotou um mix simpático neste refúgio em meio à urbe. Conhecida por sua personalidade agitada, ela parece estar se adaptando ao novo lar: “Agora, às vezes acordo à noite e posso ir lá fora ver a lua...”
Comentários
Postar um comentário