CASA COM CLIMA DE SOSSEGO

CASA EM SÃO PAULO TEM CLIMA DE SOSSEGO

A família da designer de interiores Tota Penteado aproveita sua casa localizada em São Paulo – mas com clima de uma paragem bem mais tranquila. Materiais naturais, décor descolado e bastante verde são destaques.

Tota Penteado, seu marido, as duas filhas do casal e os três cachorros trocaram, em meados do ano passado, um apartamentão no fervilhante bairro dos Jardins, em São Paulo, por uma casa de 350 m², com dois pavimentos, no pacato e arborizado Jardim Petrópolis, na zona sul paulistana. “Diferentemente do endereço anterior, aqui investi sobretudo em materiais naturais e rusticidade, além de alguma cor”, explica a designer de interiores, que reformou o imóvel. O resultado é uma construção descolada da realidade urbana.
No pavimento inferior, integraram-se os ambientes sociais – inclusive a cozinha. Além disso, Tota revestiu todo o piso interno do andar, à exceção dos banheiros, com plaquetas de tijolo semelhantes aos modelos de demolição. Outro trunfo da transformação foi substituir as bay windows preexistentes por janelões de ferro oxidado, com certo toque industrial, que permitem observar o verde encontrado no quintal.
Criado por Edu Bianco, o paisagismocompõe-se de espécies florais e frutíferas, como queria a proprietária, distribuídas em canteiros junto aos muros. “A relação entre o visual interno e o externo é tão bacana que dispensei o uso de cortinas”, conta ela.
O núcleo formado por sala de jantar e cozinha abre-se para a área da churrasqueira e do forno a lenha, no exterior, com piso de placas de fulget e cobertura de panos de vidro. Nos fundos do terreno, junto à porta do escritório da designer, que trabalha em casa, fica um canto de refeições ao ar livre. Em outra parte, mesas e cadeiras de ferro podem lembrar um boteco de Tiradentes – cidade mineira onde foram compradas.
Do hall de entrada aos quartos, um despojamento elegante estende-se à decoração. São peças de família e obras de arte herdadas, antigos sofás repaginados com capas brancas de linho, almofadas fofas, móveis de fibras naturais e madeira, além de assentos e luminárias de design assinado. “Não costumo seguir tendências, e minha casa reflete essa postura”, considera Tota, que adotou um mix simpático neste refúgio em meio à urbe. Conhecida por sua personalidade agitada, ela parece estar se adaptando ao novo lar: “Agora, às vezes acordo à noite e posso ir lá fora ver a lua...”
Área social | Antigos sofás ganharam capas brancas de linho, com almofadas da Empório Beraldin. Travertino anticato da Palimanan reveste o frontão da lareira. Ao fundo, estão a sala de jantar e a cozinha integradas. Repare nos janelões de ferro. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Hall de entrada | Ao atravessar a porta de pinho-de-riga da Como Antigamente, logo se vê o antigo plano Steinway & Sons e a poltrona criada por Ray e Charles Eames. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Living | Feito pela Marcenaria Boa Vista, o aparador apoia objetos e quadros. Na parede, destaca-se a grande foto de Marcio Scavone com cena de Katmandu, capital do Nepal. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Área externa | Um canto de refeições ao ar livre exibe móveis da Artefacto Beach & Country. Placas de fulget revestem o piso. A porta de vidro dá no escritório da proprietária. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Sala de jantar | Pendentes da La Lampe iluminam a mesa produzida pela marcenaria da Casa Cenário com cadeiras da A Lot Of Vidros da Djalma Brown e garrafão da Conceito Firma Casa. Ao fundo fica a cozinha, com armários da Bontempo. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Lavabo | A bancada de madeira bruta que compunha o antigo frontão da lareira destaca-se no espaço pintado de um tom verde seco. Cuba da Roca. A escada veio da Divino Espaço. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Quarto do casal | Azul domina a parede com arandelas da Reka e complementos. A cama tem cabeceira de fibra de málaca da Artefacto Beach & Country, mesma loja dos baús. Roupa de cama e manta da Blue Gardenia e almofadas do Studio Bergamin. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Banheiro casal | Com piso de porcelanato, o espaço branco traz gabinete com portas de vidro executado pela Marcenaria Boa Vista e tampo de quartzo da África Mármores, além de louças e metais Deca. O espelho Severino Vidros reflete fotos da Shutterstock. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Área externa | À frente da casa, poltronas Adirondack, da Depósito Santa Fé, ficam diante do muro forrado com trepadeira unha-de-gato. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Corredor lateral | Vindas de Tiradentes, MG, mesas e cadeiras com estruturas de ferro envelhecido criam clima de bar junto às janelas do setor social. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Churrasqueira | A bacanda de granito café imperial escovado da África Mármores, a churrasqueira e o forno a lenha concentram-se na lateral do terreno. O jardim foi criado pelo paisagista Edu Bianco. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

Comentários

Postagens mais visitadas