Pular para o conteúdo principal

TIPOS DE VIDRO

Você sabe a diferença entre vidro laminado, comum e temperado?




O vidro está presente em belíssimas obras, tanto nas edificações simples quanto nas mais tecnológicas por ser um material muito versátil. Ele ajuda no controle termoacústico das arquiteturas e em sua proteção. Por isso, os projetistas buscaram ao longo dos anos ampliar as suas possibilidades de uso.
Mas você sabe que existem vários processos para se conseguir o vidro? Basicamente, o material é o resultado da combinação de areia e aditivos, que modifica a sua fusão. E o que faz determinar qual a melhor função para cada tipo de vidro é o processo químico pelo qual ele passou.
Os tipos de vidros mais utilizados na construção civil são: o comum, o temperado e o laminado.
Vidro Comum
O vidro comum é transparente, liso, duro e impermeável. Em sua composição há areia, potássio, alumina, sódio, magnésio e cálcio. Apesar de ter boas qualidades, esse vidro possui baixa resistência mecânica e é mais frágil e quebradiço que os demais, espalhando pedaços pontiagudos e cortantes para todos os lados.
Vidro Temperado
O vidro temperado é o resultado de um tratamento termoquímico no qual as suas propriedades são modificadas. Depois de passar por temperaturas altíssimas e ser resfriado rapidamente, o material fica cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Esta é a razão pela qual esse tipo é tão utilizado na construção civil.
Contudo, existem algumas desvantagens no vidro temperado. Suas placas são feitas apenas sob medida, em dimensões exatas. Ou seja, ele não pode ser cortado ou furado após a sua fabricação. É pouco flexível e quando quebrado se estilhaça em pedaços bem pequenos, deve-se ter cuidado em onde esse tipo de vidro será empregado, embora muitos profissionais o tenham utilizado em box de banheiro. O uso mais indicado é: vitrines; fechamento de muros; tampas de fogões; e portas, janelas, divisórias e outras áreas sem caixilhos.
Vidro Laminado
O vidro laminado é menos resistente a fatores externos, como por exemplo ventos fortes. Também é menos eficaz quanto à redução de barulhos e tem pouca resistência a impactos frontais. Contudo, esse tipo de vidro possui um excelente diferencial em relação aos demais: ele não se estilhaça ao quebrar. E isso se deve a sua composição.
Na fabricação, as chapas de vidro, comum ou temperado, são intercaladas com uma película de PVB – polivinil butiral – espécie de filme plástico, que as mantém fortemente ligadas. As camadas são prensadas e as lâminas ficam presas ao filme, como um sanduíche. Normalmente, o vidro laminado é usado em coberturas, pisos, degraus e guarda-corpos. Quase sempre é transparente, mas pode-se vê-lo também em outros tons, sendo assim um bom isolante solar.
Vidro Temperado Laminado
Os vidros laminados e temperados são bastante utilizados na construção civil devido a todas as suas características resistentes. Diferem-se em processo de fabricação e preço de mercado. E por serem mais resistentes que o vidro comum, eles são considerados como “vidros de segurança”. Mas, há um tipo de vidro que une todas essas boas características, sendo classificado, inclusive, como de “altíssima segurança”: o vidro temperado laminado.
Ele sofre tratamento ainda mais específico. São duas ou mais lâminas de vidro temperado, entrepostas por camadas de PVB. Isso o deixa ainda mais resistente contra riscos, impactos, flexões e ações mecânicas, térmicas e acústicas. Portanto, o temperado laminado pode ser utilizado em uma infinidade de situações. Devido ao seu alto custo, é menos visto em soluções arquitetônicas.
 Fonte: http://www.febrae.org.br/febrae/noticias/voce-sabe-a-diferenca-entre-vidro-laminado-comum-e-temperado/

Comentários

Postagens mais visitadas