PLANEJAMENTO URBANO E GESTÃO PUBLICA

Falando um pouco de gestão pública e planejamento urbano.

Quando a gestão pública não consegue ser maior que o ego da figura que a representa vê-se uma deprimente administração do dinheiro público e da cidade, que é um complexo sistema de pessoas, indústrias, veículos e etc. Pode-se afirmar que a empreitada é um fracasso. Mesmo que tenha medidas pontuais assertivas não consegue atingir um todo e fazê-lo funcionar.
O planejamento urbano, matéria ligada diretamente ao profissional arquiteto e urbanista, é fundamental para o crescimento ordenado de uma cidade. Por vezes a população não lhe dá a devida importância, porém sente literalmente na pele e ineficiência de um planejamento mal elaborado. O planejamento urbano por vezes é feito por pessoas leigas no assunto e dessa forma temos teorias aplicadas de forma desastrosa. Um bom gestor procura se cercar de profissionais competentes.
A cidade precisa conviver de forma harmoniosa e pensada "antes" dos problemas. As atitudes emergenciais são sempre pautadas em decisões de cunho imediato para resolver algo pontual, porém fica longe de soluções definitivas.
Precisamos de gestores melhores, não de políticos que ludibriam seu próprio ego em troca de uma aparição na coluna social ou em troca de favorecimentos. Um bom gestor se espelha em bons profissionais e se alia a eles fomentando assim uma administração exemplar.


Resultado de imagem para planejamento urbano

Atualmente as cidades cresceram de forma totalmente desordenada o que gera conflitos e perda de qualidade vida, afinal muito  se perdeu ao longo dos anos aplicando planejamento urbano incorreto.
O trabalho será dobrado afinal é preciso reverter o quadro e aplicar novas fórmulas de planejamento urbano, nesta nova configuração de sociedade que se preocupa com sustentabilidade, qualidade de vida, gentrificação, dentre outros.

A palavra gentrificação (do inglês gentrification) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente ... - 
Veja mais em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/gentrificacao-o-que-e-e-de-que-maneira-altera-os-espacos-urbanos.htm?cmpid=copiaecola.






Comentários

Postagens mais visitadas