VAREJO - A COMPRA E A EXPERIÊNCIA

O consumidor na atualidade do mundo e não apenas do Brasil está super antenado, conectado pois consegue atingir assuntos rapidamente com seu Smartphone na palma da mão. O assunto pode não ser novidade, porém a mudança está sendo muito mais rápida do que o varejo consegue se adaptar. As lojas físicas estão literalmente fechando e não é que a população está comprando menos, mas sim comprando on-line. É preciso muito mais do que produto para levar o consumidor a comprar em uma loja física, seja ela de eletrodomésticos, roupas e até mesmo supermercados. O consumidor atarefado com seus compromissos do dia a dia, prefere terceirar algumas tarefas, então compras que oferecem facilidades como entrega em casa ou escolher a geladeira na tela do celular ou computador em qualquer horário faz toda diferença.
A busca por produtos necessários e essenciais a sobrevivência como alimentos ainda tem uma demanda significativa no quesito da pessoa se deslocar ao espaço físico de varejo,  porém outros até mesmo importantes como remédios e roupas, já passam pela mudança da compra pela internet ou via telefone com entrega à domicilio. Outros produtos menos essenciais que apenas servem para satisfazer  desejos precisam ser fáceis senão ficarão encalhados nos depósitos.
É neste momento que entra a grande mudança do consumo, a compra precisa ser uma experiência e prazerosa, caso contrário ela não acontece.
Nos Estados Unidos os shoppings estão perdendo espaço no mercado, porém no Brasil grandes aglomerados de consumo ainda seguem firmes na sua expansão. Fatores como praticidade de estacionamento, segurança e vários serviços em um mesmo local são os impulsionadores deste crescimento de shoppings, outlets ou centros comerciais e não apenas em grandes centros, mas que também ganham espaços em cidades médias centralizadoras de cidades pequenas. 
E engana-se quem pensa que este comércio de compras on-line ou por experiências em pontos de venda cresce apenas em classes sociais mais altas. Todas as classes sociais estão buscando alternativas de consumo ligados a praticidade ou a experiência, cada qual dentro de sua realidade de poder aquisitivo.




Então ao planejar o espaço de venda, atualmente já sendo chamado de espaço de experiência, precisa proporcionar ao consumidor muito mais que produtos, mas sim praticidade, segurança, exposição atraente de produtos, encantamento a todos os sentidos do ser humano, bom atendimento, comodidades, dentre outros.
Observa-se um "abre e fecha" de pontos de varejo alarmante no país por dois motivos - a falta de planejamento financeiro e princialmente a falta de conhecimento das necessidades do consumidor. É preciso sensibilidade ao empreender pois oferecer experiência requer muito mais que apenas vender.


Ao decidir empreender, seja o segmento qual for, procure profissionais que possam lhe auxiliar nas escolhas que precisam ser assertivas. Consultoria financeira, marketing, gestão de pessoas, projeto de arquitetura e complementares, dentre outros são fundamentais para o sucesso, ou não, do empreendimento.


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