NA ARQUITETURA, TAMBÉM SE COMBATE A DENGUE!



Construir ou reformar: pode ser (ou não) sinal de saúde e bem-estar. Neste sentido, nós arquitetos absorvemos a importância social  da profissão para além da economia e do desenvolvimento urbano. O CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), por exemplo, também é um espaço de discussões acerca da presença da Arquitetura enquanto ferramenta de transformação da sociedade em que vivemos.   

No que tange a saúde da população, ao mesmo tempo que estamos em um período pós-Covid, ainda nos adaptando aos desafios de uma pandemia que alterou nossa forma de viver, precisamos enfrentar outras problemáticas urbanas e sociais. 

A Covid mudou paradigmas pessoais e profissionais. Mas o que a Arquitetura e o Urbanismo têm a ver com essa transformação? Tudo! Hoje vamos abordar a relação da casa com o aspecto da saúde. E em Santa Catarina, aqui no litoral, não podemos estar isolados desta relação: Design x Bem-Estar. 

Os números apontam que, agora, o que mais assusta a saúde (e principalmente de crianças e idosos) é a dengue.  A situação  se agravou em  nosso Estado, chegando a um aumento de 72% nos casos, conforme dados do boletim semanal da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. 

A situação preocupa e ascende um alerta, principalmente com mais mortes., segundo relatórios da DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina). O alerta mostra que a sua casa pede por soluções que não apenas atendam o seu gosto pessoal, como também sejam práticas e facilitem o dia a dia. A casa responde a outros aspectos: envolve saúde

Basear a sua reforma ou construção apenas em estética pode levar depois a problemas como alagamentos, proliferação de mosquitos, deslizamentos, dificuldades na acessibilidade, excesso ou falta de luz e infiltrações. Todo o cuidado é pouco para evitá-los. As características citadas acima estão na "lista de alertas" sobre a dengue. 

MAS O QUE É?

Trata-se de uma doença infecciosa causada por vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas febre e dores no corpo. Sua incidência aumenta  em dias quentes e úmidos.

O vírus que provoca essa doença pertence ao grupo dos arbovírus, que são passados por picadas de insetos, principalmente mosquitos. Existem quatro tipos de vírus da dengue.

COMO PODEMOS CUIDAR?

Ficar atento a locais úmidos. Prestar atenção em ambientes que podem alagar. Evitar, ao máximo, deixar água nos locais. E orientar (conscientizando) a equipe. Se o lar tiver plantas e áreas verdes, mantê-las ainda mais limpas (e sem acúmulo de água). 


Foto: Divulgação/Notícias/Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas