PROJETOS VERDES PELO MUNDO


Imagem retirada da Internet


Vamos falar de alguns projetos que estão sendo elaborados ou discutidos no mundo para facilitar ou minimizar o impacto que causamos ao planeta. Sustentabilidade sempre é o foco principal destes projetos, afinal precisamos sair da teoria e passar para prática.

O projeto de um edifício na França, chamado Canopea, vencedor do concurso Europhean Solar Decathlon 2012, tem como objetivo proporcionar conforto do ser humano e manter a relação com a natureza. O edifício foi inspirado na copa de uma árvore, sendo capaz de capturar 95% de energia solar e reaproveitar 30 % de água das chuvas. Não deve exceder 10 andares, pois a densidade deve ser controlada e trabalha na integração com o meio externo através de janelas em toda sua fachada. Também terá integração com o verde que irá mesclar o tom urbano permitindo assim maior qualidade de vida. Não apostam em grandes recursos tecnológicos para tornar o edifício atrativo, mas sim na flexibilidade da planta dos apartamentos bem como apostar no conceito ambientalmente correto.


Canopea - Imagem retirada da Internet

No Líbano arquitetos pensaram em um grande jardim suspenso, que prevê a instalação de árvores de pequeno porte no topo de todos os edifícios da cidade. As árvores seriam amarradas para evitar acidentes, mas também poder-se-ia pensar em hortas ou pequenas árvores frutíferas. A cidade teria um visual mais ecológico e amenizaria o clima, cada vez mais quente e árido, que por sua vez levaria a um menor nível de consumo de energia nos prédios. O Wonder Forest melhoraria os níveis de oxigênio, gerando um ambiente mais saudável. Além disso, a camada de árvores forneceria sombra e, consequentemente mais qualidade de vida.

Outro projeto interessante é o Physalia, criado pelo escritório de arquitetura Vicent Callebaut, que é uma espécie de embarcação ecológica com um jardim auto-suficiente capaz de navegar com emissão zero e, ainda, ajudar a purificar as águas do mar.

A característica de filtro d´água se deve à sua estrutura de aço coberta por alumínio de dióxido de titânio, que reage com os raios ultravioletas, criando um efeito foto-catalisador, que purifica a água poluída por rejeitos químicos industriais e de embarcações. No teto, a Physalia possui painéis fotovoltaicos e, no casco, traz hidro-turbinas que geram energia com o fluxo fluvial.

Projeto Physalia - Imagem retirada da Internet

Com isso, a embarcação é capaz de produzir mais energia do que necessita para se locomover. Com nome e design inspirados em uma espécie marítima - a caravela-portuguesa “Physalia Physalis” -, a embarcação também tem fins turísticos, podendo navegar entre os principais rios da Europa, como o Danúbio, Reno e Volga.

As boas ideias devem ser sempre divulgadas, divididas e se possível adaptadas para nosso modo de vida, pois o planeta precisa urgentemente que façamos algo seja na nossa casa, no jardim, no local de trabalho.


Comentários

Postagens mais visitadas