RESTAURO DE MÓVEIS


Imagem retirada da Internet

Quase todos herdamos móveis antigos que pertenceram aos nosso avós ou pais, que por vezes estão na família há anos. São móveis de madeira maciça, resistentes que tem um design bem peculiar da época, mas nem sempre se enquadram na decoração atual. Mas queremos guardar estas lembranças, então temos a opção de restauro, que pode ser total ou parcial.

Nem sempre retirar todo o acabamento antigo pode ser uma boa solução, muitas vezes perdem-se características preciosas, talvez seja melhor fazer reparos apenas pontuais. Mas, caso a restauração seja a melhor solução para o seu móvel, primeiro é preciso saber que existem várias técnicas como pátina, decapê e lustração, podendo resultar em diferentes estilos, de acordo com a sensibilidade e técnica do restaurador. Para executar um bom trabalho de restauração é preciso primeiro identificar o acabamento antigo, que são basicamente três: goma-laca, laca ou verniz, os acabamentos pigmentados como tinta ou esmalte são mais fáceis de identificar. O segundo passo é a limpeza do móvel, inclusive as camadas de cera, que podem ser removidas com lustra-móveis à base de óleo, se o lustra-móveis não resolver, remova a sujeira com uma solução de água morna e detergente líquido. Então o móvel é preparado conforme a técnica a ser aplicada e enfim vem a pintura ou a cera, para o novo visual.

Qualquer material desgasta com o tempo e os móveis de madeira não são uma exceção. Às vezes, o acabamento inteiro desgasta, mas às vezes apenas os lugares muito usados, como cantos ou onde seguramos a cadeira. As gavetas e portas são as que mais desgastam. Em peças antigas, o desgaste é parte da pátina da peça e determina o valor do móvel, que nem sempre deve ser coberto nem restaurado.

Restauração é o modo mais comum de se tratar um móvel antigo para que tenha uma aparência melhor, mas nem sempre é um sucesso. Se o acabamento antigo estiver em bom estado, pode-se recuperar uma peça meio sem brilho usando detalhes decorativos ou efeitos especiais. Mas se o móvel antigo estiver danificado, é possível cobri-lo completamente com esmalte em vez de refazer o acabamento. Antes de remover o acabamento antigo, considere as alternativas acima ou até mesmo colocar apenas um decalque, uma faixa de outro material. 

O uso de móveis antigos está bastante em alta na decoração, contanto que muitas vezes usa-se móveis que fazem uma releitura de características de outras épocas, mas são executadas nos tempos atuais, inclusive com madeira de reflorestamento. É possível ousar, mas a orientação profissional, tanto na decoração quanto no restauro pode lhe render um bom sucesso e poucos desperdícios. Vale à pena.


Comentários

Postagens mais visitadas