PROJETO ARQUITETÔNICO

Você sabe da importância do projeto Arquitetônico?
O projeto arquitetônico é de fundamental importância, pois, através de um projeto de qualidade você terá ambientes bem projetados, dimensionados de maneira correta e que atendam às suas necessidades, evitando assim, desperdício de área e materiais. Também terá uma boa ventilação, as aberturas serão dimensionas e posicionadas de maneira adequada. Através do estudo da orientação solar e ventos, seu projeto se tornará econômico, pois, irá economizar iluminação artificial e sistemas de resfriamento. Sendo assim resultará em conforto e bem estar.
O projeto arquitetônico é o primeiro a ser realizado, é através dele que serão realizados os demais projetos, como, o projeto estrutural, os projetos complementares (projeto elétrico, hidráulico, telefônico, etc.), projeto de interiores e paisagismo.
Estima-se que o preço do projeto arquitetônico custa em média 5% do valor da obra. Um projeto de qualidade o fará poupar dinheiro, pois utilizará do partido do seu terreno para realizar a obra, reduzindo custos com aterros ou cortes no terreno (terraplanagem), determinará quantidade e especificações de materiais necessários para a realização da obra, reduzirá os riscos com erros de setorização de ambientes, localização de sanitários, quantidade de tomadas, iluminação artificial, excesso de corredores, falta de iluminação e ventilação natural, entre outros erros comuns, evitando futuras reformas e demolições para consertar erros ou falta de itens necessários. Levando isso em consideração, o valor citado acima, se torna extremamente baixo, além de tornar a sua obra extremamente valorizada. Que pode ser um fator determinante na hore de vender esta edificação em momento posterior.
Em geral o projeto arquitetônico é a principal forma de se obter construções harmoniosas que conciliem forma e função, é a ligação direta entre a ideia do cliente e a realidade do que se deseja construir, alia aspectos técnicos, de estética, conforto, salubridade, segurança, beleza, custos e aspectos legais. Otimiza os espaços, atendendo assim todas as necessidades do cliente. O projeto idealiza um sonho e também atende a questões técnicas exigidas pelos órgãos competentes.
Tenha certeza de sua escolha ao contratar um arquiteto para idealizar seu sonho.
Texto: adaptado de reportagem da Gazeta do Povo.
Imagens: Projetos da Arquiteta Janete Krueger



A imagem pode conter: casa e atividades ao ar livre

Comentários

Postagens mais visitadas