GERAÇÕES X, Y e Z

Na atualidade as gerações estão sendo estudadas e classificadas para que as empresas possam conhecer melhor seu mercado consumidor. Antigamente as gerações eram catalogadas a cada 25 anos, mas atualmente com a rapidez de informações estão sendo classificadas a cada dez anos. Mas e o que isto impacta na sociedade? Fácil, as mudanças são muito mais rápidas com o acesso a tecnologia bem como perdem o interesse rápido, por qualquer motivo.
Estas novas classes implicam diretamente na forma de como as novas pessoas agem e consomem produtos e serviços. Antenado a isto devem estar as empresas ao desenvolverem sua marca e colocar seus produtos em oferta no mercado. A geração Z por exemplo praticamente não assiste mais TV e não tem tempo para esperar. Se não resolver na hora, não quer mais.
Estes reflexos impactam diretamente nas empresas, mas não só em vendas, como também no ambiente de trabalho corporativo e a troca de experiências no ambiente de trabalho entre as gerações, onde os mais velhos aprendem com os mais novos (ou se recusam e geram conflito no escritório), o gerenciamento de conflitos e resolução de problemas hoje é feito em períodos cada vez menores, muito pelo fato dos jovens tentarem resolver tudo mais rapidamente e sempre procurarem a forma mais fácil de ser feita. O que pode ser inadmissível se no mesmo ambiente estiver um baby boomer, que teve contato com a tecnologia muito tarde por exemplo.




É preciso muito jogo de cintura para administrar estas diferenças, no entanto a troca de experiências também pode ser fortemente enriquecedora, basta que uns entendam aos outros. Mas essa tarefa não é fácil, para tanto deve-se estudar muito cada geração e tentar compreende-las e ficar atento a todos os detalhes.
Veja o quadro abaixo para entender um pouco mais sobre cada geração.





E ao definir sua empresa, logomarca, layout do PDV e o produto que pretende oferecer lembre-se de definir seu público alvo e analisar a geração no qual seu cliente se enquadra.

Comentários

Postagens mais visitadas