Tecnologia BIM transforma indústria de pré-fabricados de concreto armado
A indústria de concreto armado está passando por uma evolução ao descobrir nos softwares Building Information Modeling (BIM) uma ferramenta eficiente para a concepção de projetos. Um dos melhores do mercado, o Tekla Structures, que pertence à Trimble, se destaca como uma forma inteligente de produção e de redução de desperdício na construção dos empreendimentos.
Esses resultados estão sendo obtidos pela empresa Rotesma, indústria de pré-fabricados de concreto com unidades em Chapecó (SC) e Maringá (PR), com obras presentes em todo o Sul do Brasil. “A implementação de uma nova tecnologia ou de um processo produtivo envolve esforço e utilização de recursos que quase sempre são reduzidos. Trata-se de uma jornada que se inicia nos primeiros treinamentos básicos e acompanha a empresa durante o ciclo de vida da solução escolhida”, explica a diretora de Novos Negócios da Trimble, Fátima Gonçalves.
O engenheiro da Rotesma, Douglas Mantelli, responsável pela implementação da tecnologia BIM no departamento de engenharia, conta que, já nas fases preliminares e de cotação dos projetos, a informação gerada é muito rica, seguindo a metodologia baseada em modelos 3D do Tekla Structures.
“Atualmente, todos os modelos têm seu início na fase de elaboração de orçamento, sendo aplicada a tecnologia BIM no começo do processo, para apresentação ao cliente. Após a venda, esse modelo já é aproveitado para as próximas fases da vida do projeto”, afirma Mantelli.
É importante destacar que o uso de modelos 3D com as informações das peças, no nível de detalhe adequado para fabricação, como é o caso do Tekla Structures, auxilia todos os departamentos da empresa a obterem as informações, nos formatos desejados e com entendimento instantâneo sobre o assunto.
A Tekla Structures parceira da Trimble – uma das principais empresas de tecnologia do mundo – fornece ferramentas integradas ao modelo-base. O Trimble Connect é uma delas, garantindo o compartilhamento e a colaboração em nuvem da Trimble, com acesso imediato aos dados relevantes do modelo, na medida da necessidade de todos os envolvidos.
“Uma vez que a informação está disponível na sua essência, em tempo real e a todo momento, os envolvidos na entrega da obra podem se concentrar nas atividades que realmente demandam tomadas de decisão, possibilitando um acompanhamento mais preciso e mais agilidade nas comunicações”, destaca Gonçalves.
“As informações do modelo são levadas a campo em pranchas impressas e com o modelo IFC (Industry Foundation Classes), do Trimble Connect. Com a utilização do Plannix também é possível obter informações do status da peça no modelo do Tekla, sendo na fase de produção, armazenamento, transporte ou montagem”, conclui Mantelli.
Fonte: Trimble Buildings
Comentários
Postar um comentário