TENDÊNCIAS DA MODA E DA ARQUITETURA


As tendências estéticas e visuais andam sempre juntas, contanto que moda e decoração seguem linhas semelhantes no quesito cores, inspiração, tecidos, desenhos e desta forma se complementam. São duas formas de expressão, sendo uma da casa e a outra das roupas, mas de qualquer forma ambas expressam o estilo de cada pessoa, de cada indivíduo. A sociedade busca mudanças, tendências e cada qual quer se diferenciar do outro, no entanto muitos se tornam reféns de moda e tendências perdendo assim sua identidade.

Quando falamos em decoração buscamos através de cores, tecidos, móveis e acessórios, a expressão que um ambiente deve transmitir ao seu morador ou usuários, no caso de ambientes comerciais. Decorar um ambiente ou uma casa não é simplesmente encher o espaço de móveis copiados de revista ou então comprar tapetes caros, mas sim trazer aconchego e harmonia.

Na hora de pintar a casa aposte em cores claras para ambientes de descanso e algumas paredes com cores vivas nos espaços sociais. Tetos não precisam ser sempre brancos, no entanto esta regra não vale para casas com pé direito muito baixo. Aplicar efeitos decorativos deixa o espaço mais acolhedor. Se não souber o que escolher utilize as cores curinga – branco, preto, marrom e cinza – que a chance de errar é pequena.

Para personalizar um espaço pode-se utilizar objetos versáteis, que expressam o estilo de vida do morador, como por exemplo, colocar os livros em uma estante da sala, utilizar espelhos na área de alimentação ou expor peças trazidas de viagens, bem como fotografias estilizadas dos moradores, que podem ser utilizados como quadros.




Em pequenos espaços não misture muitas cores e no caso do piso procure utilizar o mesmo em todos os ambientes, ou ao menos do mesmo tom, pois desta forma irá conseguir uma unicidade do espaço além deste parecer maior. Os móveis também devem ter medidas enxutas para não se tornarem obstáculos no ambiente.

Objetos de família ou de uma viagem podem ser perfeitamente integrados a uma decoração contemporânea, sendo que esta peça fique como destaque, ideia esta já utilizada desde os anos 60, onde a arte conceitual tem como uma das propostas a aplicação de um objeto qualquer fora do seu contexto original.

Estas foram algumas dicas e idéias do mundo da decoração e dos conceitos da sociedade contemporânea, mas sempre aposte no seu bom gosto e na dúvida procure orientação profissional.


Versace Home
Imagem retirada da Internet


Comentários

Postagens mais visitadas