MÓVEIS PLANEJADOS



O mais novo objeto de consumo nas novas casas são os “móveis planejados”. No passado, o ditado “quem casa, quer casa”, resumia tudo que um casal poderia desejar, mas hoje, não basta ter uma casa, é preciso torná-la aconchegante, confortável e bonita, com a identidade de seus moradores. E de preferência, usando móveis planejados que garantem maior e melhor aproveitamento de espaços, que atualmente estão em falta, pois as casas e apartamentos estão cada vez menores. Em décadas anteriores uma casa tinha sala de jantar, estar, vários dormitórios, hall, ante-sala, cozinha, copa, área de serviços, banheiros e assim por diante. E além de toda esta quantidade, os ambientes também eram grandes. Atualmente são poucos ambientes e menores. Por esta mudança de conceito e forma de viver das pessoas, é que os móveis planejados ganharam mercado e simbolizam a modernidade.

A escassez de madeira nobre também contribuiu para esta transformação, pois seria quase impossível atender toda esta demanda, mantendo os conceitos de móveis existentes até alguns anos.

A vantagem dos móveis planejados é que o casal, que normalmente inicia uma vida a dois em uma casa ou um apartamento de tamanho menor, desfruta de mais espaço quando usa móveis projetados com inteligência e ganhando espaços extras – como quinas e contornos de paredes – em armários de cozinhas, de quartos e até de banheiros ou áreas como lavanderia e dispensas. O resultado além de mais bonito e moderno, é também muito prático e ainda valoriza o imóvel numa futura revenda do mesmo.

A tecnologia aplicada atualmente na fabricação de móveis planejados permite que se obtenham os mais diversos resultados, desde ganho de espaço, design arrojado, conforto, modulação adequada ao espaço existente, personalização dos ambientes e assim por diante.

Os móveis planejados são produzidos em dois materiais básicos, o MDP e o MDF. O MDP e o MDF são produzidos através de processos semelhantes de fabricação e tecnologia, exceto quanto à produção de partículas no MDP e fibras no MDF. Mas também há diferenças, principalmente no quesito tolerância à umidade, que faz com o MDF suporte um tempo maior a esse fator. A diferença também está no preço final do produto, o que pode ser seletivo na compra do produto. O que também difere no valor e no design do produto é a cor utilizada, tipos de acabamento dos puxadores, uso de vidros e aramados, soleiras de granitos ou pés metálicos, portas gavetas e lixeiras, enfim itens que agregam valor ao produto.

Os móveis planejados podem ser utilizados em cozinhas, banheiros, salas, home-theater, área de festas, escritórios, lojas, sendo que esta flexibilidade de produção é o que lhe dá esta vantagem sobre os móveis utilizados há anos atrás, que eram de madeira, pesados e muito grandes. O número de lojas e designers da área é grande e diversificado, portanto procure saber sobre o produto, como tipo de acabamento, material base, a fábrica, prazos de entrega, outros clientes já atendidos, enfim, esteja seguro da compra.


Comentários

Postagens mais visitadas