AROMAS PARA CASA


Imagem retirada da Internet


Entrar em um ambiente perfumado é extremamente agradável aos sentidos, pois nos leva em questão de segundos a diversas sensações e lembranças das mais remotas. O uso de essências em casa ou no escritório é capaz de equilibrar as funções do corpo, auxiliando na oxigenação do corpo e circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas e o excesso de gás carbônico. Existem aromas diversos que tem função de estimulante mental, físico ou emocional, eliminando assim o estresse e ativando as atividades mentais, normalmente afetadas pelo cansaço.


Mas para usar os aromas é preciso estar atento também a qualidade dos produtos e na quantidade aplicada no ambiente, para que não cause alergias e irritação.

Para se manter alerta o óleo essencial de pimenta é o mais indicado, sendo que o de eucalipto ajuda a vascularizar e aumentar a circulação. Se precisar de uma noite tranqüila de sono, opte por lavanda ou manjerona.

Então vamos dividir as sugestões de essências para alguns ambientes:
  • Quartos: Pode ser usado o Gerânio (calmante e sedativo); Sândalo (afrodisíaco); Cedro (relaxante e sedativo);
  • Banheiros: Pode ser usado o Hortelã (estimulante e revigorante); Pitanga (calmante infantil); Maracujá (calmante);
  • Sala: a sala normalmente pede que o aroma se espalhe por todo ambiente e por um tempo maior então pode-se optar pelos difusores em vareta e não incensos, que duram apenas enquanto queimam. Então na sala pode ser usada a essência de tangerina (relaxante); lima (energizante e revitalizante);
  • Cozinha: Na cozinha evite aromas muito fortes, por ser um espaço que já tem seus próprios aromas. São indicados: Alecrim (energizante); Manjericão (sedativo); Laranja (calmante);

As velas foram as precursoras deste hábito de aromatizar a casa, na década de 50, quando o fumo era algo comum e aceito em qualquer lugar. Mas para amenizar o cheiro que ficava nas roupas, cortinas e sofás, usavam-se velas. E ao longo do tempo foram surgindo novas formas e hábitos no quesito aromatização, sendo os difusores os mais comuns atualmente. 

A nossa casa por natureza já está repleta de aromas que nos levam a lembranças da infância ou de momentos especiais. Quem não se lembra do cheirinho do pão saindo do forno? Ou da comida da vovó feita no fogão à lenha? E o cheirinho de um quarto de bebê? Todos os cheiros ou aromas que estão no nosso subconsciente trazem também as imagens a nossa mente, afinal nosso corpo aciona vários sentidos quando algo é estimulado. A aromatização pode ser feita por saches, velas, aromatizadores ou incensos, lembrando que devem ser de boa qualidade e usados com moderação. 



Comentários

Postagens mais visitadas