REVESTIMENTO CERÂMICO


Muito comum nas residências brasileiras, o revestimento cerâmico vem sendo usado desde a antiguidade para revestir pisos e paredes. A grande vantagem de sua utilização está principalmente nas características de durabilidade, facilidade de colocação, preços variados, facilidade de limpeza, além de seu aspecto estético agradável. O preparo para colocação do revestimento tem no mínimo as seguintes camadas: 
  • Base – é a primeira camada, normalmente de concreto que depois receberá as demais camadas; 
  • Contrapiso - camada de argamassa com areia mais fina; 
  • Argamassa colante – utilizada para fixar a placa cerâmica e por fim a cerâmica. 

Os revestimentos cerâmicos são placas cerâmicas fabricadas a partir de uma mistura de argila. As costas das placas possuem garras, para auxiliar na aderência com a superfície onde serão assentadas, e são denominadas de tardoz. A cor, as dimensões e acabamentos (fosco, polido, rústico) são variados e podem ser escolhidos pela aparência que se pretende ter do ambiente, mas tem alguns itens que precisam de atenção, como os técnicos, que não são levados em consideração, porém fazem diferença na qualidade do material.Abrasão: resistência ao desgaste da superfície, causado pelo movimento de pessoas e objetos. A escolha do material adequado quanto à abrasão depende do tráfego a que o piso estará submetido nas condições de uso. A tabela do PEI vai de 1 à 5, sendo o cinco o mais resistente. Absorção: quantidade de água que a placa cerâmica é capaz de absorver. A denominação usual dos revestimentos cerâmicos está relacionada com as características de absorção de água. 

O porcelanato é o que atinge praticamente o nível zero de absorção, contanto que tem ganho muito espaço no mercado. Embora não se perceba, os edifícios movimentam-se. Estes movimentos são muito pequenos e devido a diversas causas: variação de temperatura, variação de umidade, peso das estruturas, vento, etc. Com a finalidade de controlar estes movimentos, garantindo que o edifício permaneça em pé e os revestimentos assentados nos pisos, usam-se juntas. As juntas são espaços deixados entre duas placas cerâmicas ou entre dois painéis de piso. As juntas estão estabelecidas conforme o tamanho da peça e vêm especificadas na caixa.Quando for escolher a cerâmica, procure orientação para aliar estética com qualidade do produto, que nem sempre pode ser avaliado apenas pelo preço.

Revestimento Cerâmico Portobello (Imagem retirada da Internet)


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas