PISOS PARA SUA CASA


Piso laminado de madeira, aconchego ao ambiente.
(Imagem retirada da internet)



Para residências, apartamentos ou áreas comerciais existem diversos tipos de revestimentos, como a cerâmica, o granito, laminados de madeira, laminados vinílicos, que variam quanto à cor, matéria prima, dimensões, resistência à abrasão, sensação térmica, dentre outros. Vamos apresentar as características de três tipos:
  • Pisos de madeira: Os pisos de madeira são divididos em uma série de produtos diferentes. Em comum, eles possuem o fato de serem de madeira natural, em toda sua composição, ainda que de diversas espécies diferentes, como peroba, ipê, carvalho. Para saber sobre a resistência, as lojas oferecem uma tabela com estas informações. Tacos, assoalhos e parquets são alguns dos nomes de diferentes pisos de madeira, e a diferença entre eles tem a ver com a espessura e largura das ripas (tábuas) de madeira que compõem o piso e também por sua forma de aplicação. Suas espessuras variam, geralmente, entre um e dois centímetros e meio, dependendo do tipo de acabamento. Algumas vantagens dos pisos de madeira são: alta resistência ao tempo, possibilidade de raspagens que deixam o piso quase novo após anos de uso, conforto térmico, agradável sensação ao usuário, entre outras. As desvantagens que podem ser mencionadas são o custo alto desse tipo de material e o tempo de aplicação, que pode ser bastante inconveniente caso o proprietário esteja morando no imóvel durante a reforma, por exemplo.
  • Carpete de madeira: Este piso é um tipo de folha de madeira natural, bastante fina, colada e prensada a uma base de madeira processada, como compensado, aglomerado, MDF ou similares. Geralmente o carpete de madeira é bem mais fino do que os pisos de madeira maciça, com algo em torno de cinco a sete milímetros. O carpete de madeira é usualmente instalado com bastante facilidade ao contrapiso e funciona como um piso flutuante. Ao contrário dos pisos de madeira, ele não é colado ou parafusado ao piso, mas sim apenas colocado sobre uma manta de separação, e preso um ao outro por meio de encaixes do tipo macho e fêmea. Enquanto a rapidez de aplicação do sistema e preço são suas grandes vantagens, as desvantagens estão relacionadas à baixa durabilidade em relação a outros pisos, ruído característico (uma espécie de som “oco” ao se caminhar sobre ele – existem marcas que possuem soluções especiais para minimizar essa questão) e péssima resistência a água.
  • Pisos laminados: O piso laminado é muito similar ao carpete de madeira – o sistema de aplicação e a base são bastante similares. A grande diferença, no entanto, diz respeito ao revestimento final, a superfície em que o usuário pisa. Enquanto no carpete de madeira o acabamento é em folha de madeira, aqui o piso é revestido de algo chamado laminado melamínico, que imita a madeira de forma surpreendente. Esse revestimento é mais conhecido no Brasil pelo nome de um de seus principais fabricantes, a Fórmica. A durabilidade é maior do que dos carpetes, porém menor do que dos pisos de madeira, mas sua produção em larga escala, variedade de cores, facilidade de instalação tem feito deste revestimento o mais popular deste segmento. Alguns pisos laminados são aplicados diretamente ao contrapiso por meio de colas, outros sobre mantas.
A vantagem dos pisos derivados da madeira são sua sensação térmica e de aconchego, porém o seu custo ainda é um inimigo na hora da escolha do revestimento. Vale avaliar todos os itens antes da compra.


Comentários

Postagens mais visitadas