Pandemia muda tendências nas áreas comuns dos edifícios e o bicicletário está no topo da lista

As novas tendências do mercado imobiliário sobre a evolução das características dos imóveis residenciais indicam um incremento nas áreas comuns. Um estudo da Apê11  indica que o bicicletário, presente em apenas 0,74% dos imóveis usados, agora faz parte de 38,33% nos condomínios novos. No caso da lavanderia, a porcentagem foi de 0,44% para 31,34%.

 




A pesquisa considerou todos os imóveis, novos e usados, anunciados na plataforma da startup desde abril de 2019. Isso inclui lançamentos, edifícios em construção e prontos novos. Uma novidade, que sequer apareceu nos resultados dos imóveis usados, foi o pet place, que era um dos diferenciais em 27,57% dos imóveis novos.


 






O levantamento concluiu que houve uma redução de 19,51% nas medianas de área útil dos imóveis usados para os novos de um dormitório. No caso dos apartamentos de dois dormitórios, a diminuição foi de 6,35%. “É possível perceber que há um investimento maior nas áreas comuns e uma tendência de compactação das áreas privativas dos imóveis. O mercado imobiliário é assim, vai sempre se atualizando quanto às preferências das pessoas para viver”, explica Leonardo Azevedo, sócio-diretor da Apê11.

 

As análises da pesquisa da Apê11 mostram que a academia também é um destaque nos apartamentos novos. Dos imóveis em condomínio novos anunciados na plataforma imobiliária desde abril de 2019, 87,20% tinham esta característica. Os destaques seguintes foram para segurança na rua (78,87%), salão de festas (75,41%), e piscina (74,71%). O salão de festas é o mais encontrado, estando disponível para 37,17% dos apartamentos em condomínio. Ele é seguido por piscina (30,46%), academia (26,47%) e playground (25,19%).

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas