10 mitos e verdades sobre energia solar

A tecnologia dos painéis solares é um sistema que traz benefícios, principalmente num momento de escassez hídrica, e reduz em até 95% as faturas de conta de luz. Os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que a geração de energia solar fotovoltaica bateu o primeiro recorde para o mês de novembro na última quarta-feira, dia 17 novembro. A energia solar representa 2,2% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é atingir o índice de 2,6% até o fim de 2021. 





No entanto, a energia solar fotovoltaica é relativamente nova e, por isso, é sinônimo de muitas dúvidas. “O importante é não acreditar em tudo o que vê e buscar parceiros de confiança para a implementação do sistema fotovoltaico em residências ou empresas”, diz Élcio Vicentin, diretor da Solen. 





Além disso, as dicas para transformar a casa, a empresa ou a propriedade rural numa geradora de energia solar é baseada em 10 princípios básicos que contribuem para economia nos custos de energia. 

 

  1. A energia solar é limpa

Verdade: sim, a energia solar é limpa e não utiliza combustível fóssil. Além disso, não emite gases poluentes para a atmosfera. Como usa a energia do sol, não prejudica o meio ambiente.


  1. No inverno, os painéis solares não produzem energia

Mito: Um dos maiores mitos sobre a energia solar. É importante destacar que os painéis solares usam luz e não calor na produção da energia. Além disso, quando a temperatura dos painéis está menor, eles produzem mais energia.


  1. Energia solar não é segura

Mito: o sistema fotovoltaico é seguro e confiável e tem, em média, de 25 a 30 anos de vida útil, além de ser resistente a climas extremos e quedas de galhos e chuvas de granizo, por exemplo.


  1. Energia solar é cara

Mito: o aumento da procura por painéis solares está fazendo os preços caírem. Se levarmos em conta os valores cobrados pela energia da rede pública, o custo benefício aumenta ainda mais.


  1. Painéis solares danificam telhados

Mito: acontece justamente o contrário. Como os painéis solares recebem a radiação ultravioleta e muito calor, o telhado fica protegido.


  1. Sistema fotovoltaico não gera energia durante a noite

Verdade: é necessária a energia solar para gerar energia; porém, a energia gerada durante o dia é enviada à rede distribuidora, que transforma em créditos para abater do consumo noturno.


  1. Painéis não podem mais ser retirados, depois de instalados

Mito: depois de instalados, os painéis podem ser removidos, bem como os equipamentos para geração de energia solar. 


  1. Painéis solares exigem manutenção cara e periódica

Mito: os painéis precisam ser limpos periodicamente, mas as baterias do sistema praticamente não precisam de manutenção, apenas substituição a cada cinco ou dez anos, dependendo do projeto instalado. 


  1. Sistemas fotovoltaicos zeram a conta de luz

Mito: apesar de gerar energia acima do que seu imóvel consome, a maioria das distribuidoras de energia cobram um valor mínimo para você estar conectado à rede. De qualquer forma, o sistema fotovoltaico reduz em até 95% o valor de sua conta de energia.


  1. O sistema de energia solar fotovoltaica é um investimento de longo prazo
            Verdade: o retorno acontece entre três e cinco anos, a partir da instalação.                  Porém, você terá  economia na conta de luz por, no mínimo, 20 anos.







Fonte: Terra, The Greenest Post e Solen.
Fotos: Freepik

Comentários

Postagens mais visitadas