O QUE O URBANISMO TEM A NOS ENSINAR?

 A Arquitetura também reflete o Urbanismo. E o Urbanismo diz respeito à história das nossas cidades. A complexidade de uma cidade, implica da mesma forma a complexidade do urbanismo, pois este é focalizado através de diferentes matizes, por exemplo, a forma e disposição da cidade, além da dinâmica das atividades econômicas, ambientais e sociais que são desenvolvidas nela.




MAS ONDE SURGIU O TERMO URBANISMO?


Historicamente, diz-se que o urbanismo surgiu da fundação das cidades pelos romanos durante a época do Império. 


Os romanos pegaram um modelo de cidade e depois o implantaram em cada região que conquistaram. Basicamente nesse modelo de cidade, deve sempre haver espaço para uma praça pública, e onde as ruas devem ser projetadas em praças alinhadas de forma ordenada. 


Muito mais tarde, este tipo de cidade se espalharia pela Europa, até mesmo pela América. Atualmente, o planejamento urbano está relacionado a outras ciências como arquitetura, engenharia civil, geografia, sociologia, história e ciência política. Mesmo durante muito tempo, o urbanismo foi ensinado nas universidades como uma disciplina independente de outras profissões.



E O URBANISMO NO BRASIL?

A ideia de que as cidades brasileiras não foram planejadas é falsa. As cidades foram, sim, planejadas em muitos Estados e momentos diferentes da história. O que vimos ao longo dessa história, porém, foi um crescimento da população urbana que não foi acompanhado no mesmo ritmo por infraestruturas e serviços capazes de atender a esse contingente. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento se deu em alguns momentos sem a devida prioridade ao que deve ser o foco do planejamento urbano: o uso e a ocupação do território urbano de forma eficiente e sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas