AQUISIÇÃO DE IMÓVEL (Parte II)
Imagem retirada da Internet |
A construção de uma edificação, seja ela comercial ou residencial, requer planejamento. Mas para chegar a esta fase, do Planejamento, é importante lembrar que o projeto deve estar de acordo com as necessidades e sonhos dos futuros proprietários.
Com o auxílio do Arquiteto ou Engenheiro contratado, será efetuado o planejamento da obra. O planejamento fica mais eficiente se for elaborado um cronograma físico/financeiro, que nada mais é do que uma planilha onde serão informadas as sequências de execução dos serviços, prazos e gastos referentes ao material assim como mão de obra. Um planejamento de obra bem elaborado e bem executado evitará desperdícios, gastos extras além de garantir o cumprimento dos prazos. Bem, com o planejamento pronto, vamos ao próximo passo que é o início da obra.
Para iniciar a obra é preciso ter um alvará de construção fornecido pela Prefeitura. Para dar entrada neste alvará é necessário IPTU do terreno em dia, escritura de compra e venda e apresentação dos projetos. O próximo registro a ser feito é junto ao INSS. Por lei, todo proprietário de uma construção civil particular é obrigado a efetuar matrícula da Obra junto ao INSS, em até 30 dias a contar do início da mesma - salvo construções familiares, menores que 70 metros quadrados, sem utilização de mão de obra assalariada e de uso familiar. A documentação necessária para esta matrícula é CIC ou RG do proprietário, IPTU, escritura de compra e venda e planta aprovada pela prefeitura. Esta fase já pode ter sido cumprida pelo responsável técnico logo após a conclusão do projeto aprovado pelo cliente.
Passadas todas as fases anteriores, vem a fase que pode coroar todo o processo, bem como acabar com o sonho, que é a contratação da mão de obra. Pois de nada adianta, projetar, organizar, se quem executa não cumpre com as exigências. Um grande problema, que leva a uma discussão além deste texto é a qualificação da mão de obra na construção civil, portanto com auxílio do arquiteto ou engenheiro, ou até mesmo de um amigo, procure, pesquise, pois é necessário conhecer o padrão de limpeza, qualidade, acabamento, prazos e desperdício de materiais, o que poderá evitar muita dor de cabeça no decorrer da obra. Cotar valores, verificar como lida com prazos e principalmente, não se esqueça de elaborar um contrato por escrito, para que ambos saibam de suas obrigações. Você pode contratar um profissional autônomo, bem como uma empresa que seja responsável pela contratação do pessoal necessário.
Por vezes este sonho de construir a casa própria ou um ponto comercial para iniciar um negócio se torna um pesadelo na vida das pessoas, por questões diversas. Pode ser por ter contratado um arquiteto ou engenheiro que não está afinado com seu cliente, pode ser pela dificuldade em vencer as questões burocráticas, ou pela dificuldade em contratar uma mão de obra qualificada, mas na maioria das vezes os problemas se iniciam sempre no mesmo ponto, que é a falta de experiência de quem vai construir. E para suprir esta é preciso se informar, procurar saber como funciona e não acreditar, nem contratar o primeiro que aparece pela frente, muito menos se guiar apenas pelo preço, seja de um serviço ou de um material.
Continua...
Comentários
Postar um comentário