AQUISIÇÃO DE IMÓVEL (Parte III)
Foto retirada da Internet |
Continuando com o assunto sobre aquisição de imóveis e construção é preciso enfatizar mais uma vez a importância dos cuidados que se deve tomar com as pessoas a serem contratadas, bem como dos documentos necessários e dos projetos a serem apresentados.
No caso de construção, é preciso comprar o material e averiguar duas coisas: qualidade e preço. Mas não pode esquecer-se de verificar a procedência, a data de validade, o fornecedor, forma de pagamento e exatamente a quantidade necessária para cada etapa da obra, senão ocorre desperdício. E o desperdício de material é muito grande na construção civil e impacta de forma significativa no valor total da casa.
Procure em pelo menos três lojas de materiais de construção, levando sempre em conta a qualidade do material, pois se for muito barato, pode ser de má qualidade e aí a reforma pode ocorrer antes da tornando-se uma obra muito onerosa. Na dúvida opte por marca conhecida e se possível pergunte ao arquiteto ou engenheiro que fez o projeto, estes podem ter alguma informação preciosa que lhe ajude na hora da compra. Não tenha vergonha de perguntar e nem de pesquisar.
A compra pode ser fracionada, como por exemplo, comprar material para a primeira fase que é a fundação. Então compra-se a brita, a areia, o cimento, o aço, para só depois iniciar com os tijolos, o reboco, a instalação hidráulica, elétrica, esquadrias e acabamentos. Mas também a compra global pode trazer vantagens para negociar um maior desconto, além de não perder caso ocorra aumento de material. Normalmente no início de cada ano os materiais sofrem reajuste, então antecipe-se.
Caso tenha contratado um profissional para gerenciar sua obra, certifique-se que este acompanhe diariamente a obra e confira materiais entregues, etapas a serem cumpridas, normas técnicas que devem ser respeitadas, mas sempre o proprietário é o fiscal de sua própria obra, então acompanhe o desenvolvimento para que nada fuja do previsto. E por vezes pode haver a necessidade de uma pequena alteração. Esta alteração não pode afetar de forma drástica a obra, mas pequenos detalhes são vistos apenas com a obra em andamento. E as alterações acontecem mais frequentemente na fase de acabamentos. E se tratando de acabamentos que podem representar 12% do valor total, todo cuidado é pouco. A fase de acabamentos, como cerâmica, torneiras, luminárias, pintura deve ser movida também pela eficiência, qualidade e resistência, não apenas pela estética, afinal vivemos num mundo onde a sustentabilidade não é apenas moda, mas uma necessidade para nossa sobrevivência.
Acompanhe a obra, contrate bons profissionais e fique atento aos detalhes que sua obra será um sucesso.
Comentários
Postar um comentário