Carta do Rio

Um guia para o presente e o futuro. Esta é a essência do documento criado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO com propostas para um novo modelo de desenvolvimento urbano. A carta aberta “TODOS OS MUNDOS, UM SÓ MUNDO, ARQUITETURA-CIDADE 21”  traz propostas para melhorar as cidades a médio e longo prazo. As propostas indicam os caminhos para promover ações e cria cidades que garantem qualidade de vida para os habitantes e a sustentabilidade do planeta. 




Os temas para desenvolver nos próximos anos cidades que são verdadeiramente acolhedoras para todos os povos, independente de raça e crença criaram o norte para as propostas que direcionam a convivência em paz. A saúde da população, a harmonia e o cuidado com os recursos naturais estão na pauta da Carta para o Rio. Um valioso documento que relaciona todas as esferas da sociedade e cria uma conexão entre política, economia, questões sociais, cultura e ambienta. Os problemas de hoje, a pandemia do coronavírus e a desigualdade social são os parâmetros que determinam os principais tópicos de soluções e condutas que devem ser adotadas nos próximos anos para criar cidades verdadeiramente funcionais e acolhedoras para todos. No trecho inicial a Carta é um apelo e um direcionamento para poder público, sociedade e principalmente arquitetos como agentes transformadores dos espaços. 

 





“TODOS OS MUNDOS, UM SÓ MUNDO, ARQUITETURA-CIDADE 21” 

"Reunidos no 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO para debater o futuro das cidades e a cidade do futuro, arquitetos, urbanistas, planejadores, paisagistas, entidades de arquitetura e urbanismo, professores, pesquisadores, estudantes, representantes da sociedade civil, pensadores da cidade e cidadãos apresentam suas propostas para construir um mundo justo, solidário, generoso, de natureza pujante e de cidades acolhedoras. 

No momento em que a degradação do habitat e o desperdício de recursos colocam em risco a humanidade, e a pandemia de COVID 19 ameaça concretamente a nossa existência, expressamos nosso pesar por todos os atingidos por essa tragédia sanitária, em especial os que perderam a vida e seus familiares. A pandemia evidenciou, sobretudo, a relação de interdependência entre as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental na configuração dos territórios e das cidades e a urgência de se promover políticas públicas inclusivas, para que daí emane a Cidade 21, atenta ao clima, aos bons espaços, à saúde pública, à dignidade da moradia e à redução das desigualdades. 

Conclamamos a todos aqueles que desejam fortalecer os laços de cidadania que contribuam para construir cidades acolhedoras e saudáveis, onde povos e culturas diversas possam conviver em paz e em harmonia". 

LEIA na íntegra: carta aberta




A programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos terminou no dia 22 de julho com a perspectiva de realização de eventos complementares ao Congresso, de forma presencial no Rio de Janeiro nos próximos meses. Todas as quase 200 atividades realizadas estarão disponíveis na plataforma exclusiva – o repositório UIA2021RIO – por dois anos, para que os profissionais possam ver e rever, desfrutar, consultar, relembrar a qualquer momento.


Comentários

Postagens mais visitadas