A EVOLUÇÃO DO IMOBILIÁRIO



Cômoda criada por Ferrucio Laviani para a Montenapoleone: a peça mostra, no sentido horizontal, a evolução do mobiliário
Foto: Divulgação


A utilização de mobiliário se deu a partir do momento em que o ser humano passou a fixar-se nos locais, terminando sua fase nômade. Até mesmo por uma questão de necessidade, os utensílios e móveis foram sendo desenvolvidos para prover mais conforto as este novo modo de vida.

Com o passar do tempo os móveis foram adaptados conforme o padrão estabelecido por uma cultura e também pela sua evolução na tecnologia e senso estético.

A madeira foi sempre o material mais utilizado para fabricação de móveis, sendo que no início eram talhadas em uma única peça, que foi evoluindo para peças encaixadas e com entalhes mais sofisticados. Outros materiais também são utilizados como ferro, aço, alumínio, acrílico, palha, dentre outros, oferecendo variedade em estética, cores e valores.

Alguns estilos influenciam os móveis até atualidade e até mesmo complementam a decoração, pois dentro de uma linha contemporânea é possível incluir uma peça antiga ou com um traçado rococó sem qualquer problema. Veja alguns estilos que fizeram história:

Os móveis do período do Renascimento, entre os anos de 1550 e 1600, representam a afirmação de novos conceitos, no qual a habitação começa a ter sentido de residência. Na Espanha recebe grande influência árabe e de forma geral os móveis passam a fazer parte da concepção da arquitetura como um todo, porém ainda não há grande produção de móveis de luxo, tendo ainda alguma rigidez em suas formas trazidas do período medieval.

O Estilo Luis XV, por exemplo, tem linhas fluidas, graciosas e intimamente ligado à figura feminina. É considerado um dos estilos estéticos franceses de maior impacto, sendo, por isso, um dos estilos que voltou à tona muitas vezes ao longo da história. É neste período que os espaços sociais e privados passam a ter uma separação, pois a etiqueta da corte influencia a vida das pessoas.

O movimento do final século XIX, Art and Crafts, veio com uma reforma reformista para o design da época. Os designers e arquitetos que participaram do movimento, iniciado na Inglaterra, estavam preocupados com os efeitos da produção industrial, que fabricava produtos em larga escala sem preocupação com qualidade. Os integrantes defendiam uma abordagem mais ética, tanto na produção quanto na valorização dos artesãos, que era mais como um escravo pago.

O Art Déco foi um movimento popular internacional de design de 1925 até 1939 que afetou as artes decorativas, a arquitetura,design de interiores e design industrial. Este movimento foi de certa forma, uma mistura de vários estilos (ecletismo) e movimentos do início do século XX, incluindo o construtivismo, cubismo, modernismo, Bauhaus e Art Nuveau

O estilo contemporâneo está baseado na simplicidade, praticidade, tendo o aspecto clean, pois leva em consideração apenas as mais recentes tendências, da segunda metade do século XX. O mobiliário é caracterizado por linhas simples, angulares, esguias, com as estruturas mais próximas ao chão. Porém no estilo contemporâneo é permitido o uso de móveis ou peças únicas, com estilo totalmente diferente, sem agressões ao visual. O estilo contemporâneo diferentemente do estilo minimalista, que é totalmente despido de ornamentação, é igualmente sereno, bonito e funcional. 

Independente dos estilos de sua preferência é preciso saber compô-los para que fique em harmonia e não apenas um “ajuntamento” de móveis sem qualquer lógica e funcionalidade. A contratação de um profissional pode ajudar muito a compor um ambiente agradável.


Comentários

Postagens mais visitadas