A INFLUÊNCIA DAS CORES


Imagem retirada da Internet



A influência das cores na nossa vida vai muito além do fato de enxergarmos como são, pois uma pessoa cega ao entrar num ambiente com as paredes em vermelho ou azul sente calor ou frio. A explicação é simples: o nosso maior sentido é o tato e não a visão como muita gente pensa e por isso os deficientes visuais sabem muito mais de um ambiente do que aqueles que enxergam. As cores vibram, curam e transmitem mensagens. Podemos brincar com as cores de diversas formas: nos ambientes internos, nas fachadas, nos tecidos, tapetes, cortinas, móveis, quadros, vestuário, objetos de decoração além de outros detalhes. Mas o mais importante é que eles têm que estar em harmonia.

Podemos ter reações positivas e maravilhosas só trocando a cor do espaço. Uma pessoa que anseia por um amor não deve dormir em um quarto azul, cor fria, que transmite tranqüilidade, mas sim com detalhes em rosa, pois o amor com ternura é representado pelo rosa. É a cor dos contos de fada.



A cor azul é excelente para segurança, paz, limpeza, concentração. Dá credibilidade, purifica a alma, lembra o céu e o mar, é a cor da tranqüilidade, mas uma pessoa que tem tendência à introspecção não deve usar esta cor no quarto. Na realidade, é a cor preferida da maioria das pessoas.

E quem está à procura de uma grande paixão deve abusar do vermelho. Ela aquece, remete à vida, dá coragem, vigor, sensualidade. É extremamente estimulante, não aconselhável para ambientes de longa permanência. Faz perder a noção de tempo, por isso que os cassinos e os restaurantes adoram usar esta cor.

A cor cinza é clássica e eterna, combina com tudo e está relacionado com sobriedade e confiabilidade, é neutra e na tonalidade em prata remete à sofisticação. Cuidado ao colocar o cinza como cor principal para o dormitório, tem a mesmo efeito do azul. Para equilibrar, coloque objetos em cores mais vibrantes.

O preto é o melhor amigo das mulheres: enigmático, emagrece, as deixa elegantes. Em detalhes na arquitetura ou na cenografia é marcante, mas em ambientes residenciais deve ser usado com parcimônia. E na moda está sempre em alta, transmite o luxo e sofisticação.

O branco representa a paz e é a última novidade para carros mais poderosos. O branco pode ser usado em tudo e até mesmo um ambiente pode ter total predomínio de branco. Os detalhes podem ser em tons vibrantes ou não, dependendo do estilo da cada um. 

Claro, que o mundo é formado por muitas cores e suas variações, mas estes exemplos demonstram como podemos variar e mudar nossos ambientes apenas com um “toque de cor” e lembrar sempre que o melhor da vida é viver com alegria.


Comentários

Postagens mais visitadas