A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO


Imagem retirada da Internet

O espaço em que vivemos - hoje urbano, mas um dia rural ou até mesmo intocado - se transforma a cada dia. A paisagem e o espaço se transformam a cada mudança na sociedade, seja econômica, política ou por abalos naturais, mas o fato é que a paisagem é “móvel”, não é fixa.

A paisagem compreende dois elementos: o natural e o social, sendo que o primeiro não foi feito pelo ser humano, mas sofre interferência direta pelo nosso processo de ocupação, sendo que aí temos a representação da paisagem social.

Se observarmos fotos e mapas, podemos constatar as modificações no meio urbano. E estas modificações ocorrem até mesmo de forma sutil, como por exemplo, os modelos de casas, a altura dos muros, a utilização das calçadas, a quantidade de árvores, dentre outros, sem contar com grandes modificações como construção de avenidas, rodovias, portos e aeroportos. A realidade é que a paisagem natural não está mais na sua configuração original, pois as alterações são visíveis e por vezes drásticas.

Mas será que as alterações são sempre prejudiciais? Não sabemos. Somente o tempo para esclarecer. Pode-se tomar como exemplo o que aconteceu em Santa Catarina há alguns anos, quando o mar, durante a ressaca, derrubou casas, muros e alterou a paisagem das praias. Este é um exemplo que a presença e a interferência do ser humano não foi muito bem recebida pela natureza. 

Cada interferência humana acarreta em conseqüências e precisamos estar preparados pra elas. Quando retiramos parte de um morro para adquirir barro, quando pavimentamos todo o jardim, quando cortamos árvores, quando jogamos fora lixo tóxico, quando colocamos fogo em algum mato ou resto de madeira, ou seja, muitas vezes não refletimos sobre nossos atos e interferimos na paisagem. 

Outros fatores também interferem nas alterações do espaço urbano e um deles é a violência, pois cada dia mais aumentamos a altura dos muros, colocamos cercas elétricas e usamos o carro para deslocamento ao invés de usar a calçada. Os espaços de lazer também mudaram de local, pois antigamente as pessoas usavam a rua e a praça para se divertirem e se comunicarem, mas na atualidade usam clubes, shoppings, academias ou restaurantes. 

A falta de convívio está tão ameaçada que muitos países estão promovendo grandes interferências urbanas para incentivar o uso do espaço público, que por muitas vezes é tratado de forma marginalizada. Se cada indivíduo analisar quantas vezes andou de bicicleta ou foi a padaria à pé durante um ano, é capaz de se assustar, pois nos envolvemos e nos relacionamos com o espaço de uma maneira muito diferente do que nossos antepassados.

Precisamos sim utilizar nosso espaço público, coletivo, mesmo que modificado, porque senão este vai mudar todos os dias e nós nem vamos perceber. Ou talvez percebamos, mas pode ser tarde demais.


Comentários

Postagens mais visitadas