ORDEM E PROGRESSO


Imagem retirada da Internet


Ordem e Progresso são os lemas escritos em nossa bandeira, da República Federativa do Brasil, que tem toda uma base histórica, no entanto, seu significado é a idealização dos ideais de uma república, que busca melhores condições sociais e melhoramento material, intelectual e moral da sociedade. Lembrando, que este termo por mais que pareça atual, remonta ao ano de 1889, quando foi criada e instituída a bandeira.

Progresso significa movimento pra frente, ou seja, algo que evolui, nem sempre pra melhor, pois o progresso de uma doença não pode ser bom. No entanto, em sua maioria quando pensamos em progresso, nos vem logo à mente shoppings, edifícios, carros luxuosos, canteiros com flores, pessoas bem vestidas, resumindo, quase um mundo encantado. O progresso que temos hoje, no qual deixamos de andar de carroça, é considerado por alguns como o ápice do desenvolvimento humano. Qualquer mudança que ocorra na sociedade seja uma pesquisa, o aperfeiçoamento de armas, a fabricação de aviões-caça para guerras, um novo aparelho tecnológico, é considerado progresso. Mas tudo isto pode também representar um retrocesso, pois o progresso verdadeiro só ocorre quando isso realmente significa o desenvolvimento da sociedade de forma integral, sem tapar um buraco com o barro do outro.

Vemos diariamente nossas cidades caminharem ao progresso, pois crescem as construções, mais asfalto nas ruas, cortam-se as árvores, abrem-se novos loteamentos, no verão vemos praias lotadas, mas o que por outro lado nos proporciona estresse, congestionamentos, filas infinitas, acidentes de trânsito, violência, assaltos, medo e pior, tudo parece não ter fim.

Avaliando todos os prós e contras, chega-se a conclusão que isto não pode ser considerado progresso, mas sim autodestruição. Neste momento alguns já devem estar pensando no calendário Maia, mas a realidade é que a sociedade não precisa de nenhuma profecia para se destruir, pois caminha neste sentido e bem depressa. Não que o mundo vá acabar, mas vamos pagar um preço alto pela nossa falta de cuidado com nossa casa, a Terra.

Nenhum desenvolvimento ou progresso pode ser medido apenas em construções ou quilômetros de asfalto, pois para que este seja real e pautado em causas reais, sem danos ao meio ambiente e a sociedade, precisamos ter um desenvolvimento sustentável, que significa: ser capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. É desenvolver sem destruir o meio ambiente. Mas isto não significa simplesmente não cortar mais árvores, mas sim preservar rios e mangues, tratar o esgoto, arborizar os centros urbanos, preservar a vegetação nativa de cada região, não construir grandes empreendimentos sem avaliar os danos apenas por especulação imobiliária, enfim, o progresso da humanidade irá ocorrer quando cuidarmos melhor do nosso planeta e aprendermos que dinheiro não se come.


Comentários

Postagens mais visitadas